Se livre das pulgas!
- Vet Marques
- 3 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de mai. de 2022
As pulgas são ectoparasitas que tem predileção aos cães e gatos, mas quando o ambiente tem uma infestação, ou seja, grande numero delas, as pulgas podem também fazer do humano seu hospedeiro (picar), como fazem com os cães e gatos.
Aos contrario do que todos pensam, o numero de pulgas que encontramos no animal não é o grande problema, pois cerca de 5% das pulgas ficam no animal e cerca de 95% estão no ambiente, desta forma é extremamente importante que ao tratar o animal, trate o ambiente junto.
E como fazer isso? Devemos higienizar e lavar com desinfetantes tudo que o animal tem contato, caminhas, cobertores, caso o animal fique na cama do tutor, sofá etc estes itens também devem ser lavados, as áreas que não podem ser lavadas como o próprio sofá, o chão de madeira ou laminado, estes devem ser aspirados com aspirador, todos os dias por 7 dias consecutivos, cada frestinha pode ter um ovo de pulga, feito isto o animal deve usar um antiparasitário, hoje no mercado existem diversas opções, dentre elas em pipeta, coleira ou comprimidos.
Áreas externas como quintais, podem ser lavados com a diluição de butox, lembrando que este veneno é tóxico tanto para animais como para humanos e deve-se ter cuidado com o manuseio.
Caso persista procure um especialista em dedetização, pois a infestação deve estar muito intensa.

Texto: Ana Carlucci Moraes
Medica Veterinária